Muito se encontra na internet sobre o Fluxo de Caixa, e nós gostaríamos de contribuir salientando o sentido prático do famoso relatório.
O Fluxo de Caixa serve para responder às seguintes questões que todo empresário precisa formular todos os dias:
- O que e quanto eu tenho para receber hoje?
- O que e quanto eu tenho para pagar hoje?
- Como ficará o meu saldo no final do dia? E daqui a uma semana? E daqui a um mês?
Responder a estas perguntas parece uma obviedade, quero dizer, ter estas respostas deveria ser um fato muito corriqueiro e até trivial no dia a dia do empresário, mas o que verificamos é uma situação bem diferente.
Muitos empresários são consumidos pela “correria” da empresa e, com certa razão, dedicam o seu tempo para concretizar as vendas, para negociar com os fornecedores, para gerenciar sua equipe, enfim, para as demais áreas da empresa e acabam deixando a área financeira para depois. Digo que há uma certa razão, porque se a empresa parar de vender, de produzir e de entregar, aí não haverá mais empresa, então sejamos francos quanto às urgências.
Porém, o que defendemos é que na mesma linha de raciocínio, controlar as finanças também é vital para a empresa, pois caso os clientes deixem de pagar, caso os fornecedores deixem de serem pagos e o saldo bancário extrapole os limites combinados, também não haverá empresa por muito tempo.
Aliás, esta é uma das principais causas da mortalidade das empresas: o descontrole!
Portanto, o que gostaríamos de salientar é que confeccionar este relatório é realmente muito importante e o tempo investido nele pode significar um excelente retorno em termos de longevidade do negócio.
Com o Fluxo de Caixa, além do controle, o empresário terá respostas sobre o detalhamento das origens das suas receitas, sobre o destino dos seus gastos, sobre quais são os maiores impactos financeiros na vida da empresa e com estas informações atuar preventivamente, equilibrando e ajustando de maneira a gerar caixa no final do mês.
Esta informação, se houve geração de caixa (superávit) ou diminuição de caixa (déficit), vai fazer toda a diferença para a gestão da empresa, pois agora é possível determinar a real saúde financeira do negócio. Basta imaginar que todo mês o caixa vai diminuindo, o que vai acontecer em um curto período de meses?
Acredito que esta é a razão mais forte para que os empresários dediquem seu tempo também para o Fluxo de Caixa.
Agradeço imensamente a atenção e até o nosso próximo post.
Abraços,
Alexandre Fonseca Costa
ANIL Consultoria em Finanças e Controladoria